quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CULTURAS DE VIGILANCIA

Vigilância das culturas: identificando o problema em seu hospital

A cultura de vigilancia é algo novo e pouco implementado nos hospitais, o custo não é alto o valor para realização dessas culturas nem chega a ser onoreso, porem e de suma importancia para a identificação de Bacterias MultiressitentesVeja alguns exemplos onde podem ser instituídas culturas de vigilância, se a instituição tem taxas elevadas de microrganismos multiresistentes e um programa bem definido para o seu controle.

Unidades de Terapia Intensiva

- Pacientes com dispositivos invasivos (exemplo: sonda vesical de demora, tubo endotraqueal, traqueostomia, cateter venoso central);
- Pacientes com ferida cirúrgica aberta ou com drenos;
- Pacientes provenientes de outro hospital ou assistência domiciliar;
- Pacientes provenientes do Pronto Socorro com mais de 24h de internação;
- Contatantes de pacientes com resultado positivo para patógenos multirresistentes em culturas de vigilância ou culturas clínicas. Contatantes são aqueles pacientes que estão no mesmo quarto ou espaço físico do caso.

Enfermarias

- Colher culturas de vigilância apenas de contatantes de pacientes colonizados pelo patógeno-problema, evitando custos desnecessários. Entretanto se o patógeno está disseminado por todo o hospital e existe uma política de eliminação do microrganismo, pode ser adotado um programa de vigilância para todos os pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário